Alguns descontentamentos
sinalizados por um grupo pequeno de mães em não receber uma lembrancinha de
seus filhos no Dia das Mães ensejou-nos a realizar uma Roda de Conversa sobre o
tema, no último dia 15 de maio de 2014.
O posicionamento da EMEI Guia
Lopes encontra fundamentação em sua Proposta Pedagógica consistente e em um
Projeto Político Pedagógico coerente. As relações humanas, a importância da
família, a formação de hábitos mais sustentáveis e o combate ao consumismo são
vivenciados por nossas crianças e famílias durante a rotina escolar e por meio
de eventos que extrapolam o calendário oficial.
Justificar nossa posição em
relação às praticas baseadas em datas comemorativas dizendo apenas que nosso
objetivo é combater o consumismo, seria reduzir a profundidade de nossas
reflexões.
Se fizermos uma linha cronológica
com as datas mais comemoradas pelas escolas ficará evidente que não há nenhuma
conexão entre elas, fazendo com que os conhecimentos, sempre superficiais,
sejam fragmentados, estereotipados e destituídos de significado. Portanto, a coerência
político-pedagógica inexiste em um terreno em que se privilegia uma data em
detrimento de outra.
Esta reação não se resume aos sentimentos de três mães de nossa escola. Hoje, um pai indignado pelo mesmo motivo ganhou espaço em uma matéria com o seguinte título: “Escolas de SP acabam com o Dia das Mães...”. O teor político partidário de tal matéria fica evidente se observarmos a história de seu autor, mas não perderemos tempo com isto.
Esta reação não se resume aos sentimentos de três mães de nossa escola. Hoje, um pai indignado pelo mesmo motivo ganhou espaço em uma matéria com o seguinte título: “Escolas de SP acabam com o Dia das Mães...”. O teor político partidário de tal matéria fica evidente se observarmos a história de seu autor, mas não perderemos tempo com isto.
Trata-se de delegar
à escola um papel que não é o seu e mais, impor-lhe uma responsabilidade dita
“educacional” que não lhe pertence, ainda mais quando a escola possui um projeto bem consolidado.
Precisamos compreender que opções
educacionais são políticas e que todo ato político necessita de uma dose dupla
de coragem para o enfrentamento e o diálogo.
Na tentativa de oferecer, às famílias, a oportunidade de vivenciar a responsabilidade na escolha desta ou daquela data, aplicamos uma dinâmica que as colocasse no labirinto obscuro das ideologias que envolvem cada uma delas.
Na tentativa de oferecer, às famílias, a oportunidade de vivenciar a responsabilidade na escolha desta ou daquela data, aplicamos uma dinâmica que as colocasse no labirinto obscuro das ideologias que envolvem cada uma delas.
A Roda de conversa nos
possibilitou falar sobre os sentimentos mais profundos de cada um dos seus
participantes, incluindo um tema que até então não tinha sido abordado nesta
discussão. A carência provocada em "gente grande", criada para atender ao comércio
pouco ético das emoções, nunca baratas, das datas comemorativas e que pode ser suprida quando resolvidas no âmbito familiar.
Ouvimos, também, discursos sobre
a importância da figura materna para seus filhos, colocando em seus ombros
solitários a responsabilidade de lhes dar a vida, amor, carinho e cuidado, nos esquecendo que sem uma "pequena" contribuição masculina, a
maternidade não existiria.
Nesta discussão produtiva porque
sincera, descobrimos que para uma escola que mantém a prática pedagógica vinculada ao
discurso que faz, não seria possível contentar alguns e ser justa com os
demais. Portanto, não se trata de menosprezarmos a importância de datas, de pessoas, mas defendermos nossos ideais de educação pública, laica e de qualidade.
Acreditamos na parceria
fundamental com as famílias e dividimos com elas a responsabilidade
pela formação de seus filhos.
Por este motivo seguiremos em frente com nossa proposta de comemorar cada dia
como se fosse o primeiro e todos como se fossem únicos, dedicando-os e dedicando-nos
a cada criança de nossa escola.
Vejam o resultado da dinâmica!
![]() |
Dia das Mães, Dia dos Pais, Aniversários, Dia Mundial da Oração, Iemanjá, Corpus Christi. |
![]() |
Análise dos resultados |
![]() |
Defesa da Proposta Político-Pedagógica |
Uma única certeza: a de que teremos que promover mais uma, mais duas, mais três Rodas de Conversa para discutir as Datas Comemorativas que foram descartadas.
Até lá, então!
Nenhum comentário:
Postar um comentário