Total de visualizações de página

Projeto Diversidade na Natureza - 2012


                EMEI GUIA LOPES
ANO 2012
Período Intermediário


 


I – DENOMINAÇÃO:  “A DIVERSIDADE NA NATUREZA” (ÁREA: CIÊNCIAS NATURAIS)
II – JUSTIFICATIVA: A EMEI GUIA LOPES tem como eixo de seu projeto pedagógico o trabalho com a diversidade.
Os projetos permanentes da escola, como HORTA e CANTO DOS PÁSSAROS, suscitaram observações curiosas por parte das crianças que mereceram nossa atenção e organização desse projeto.
A variedade de plantas, árvores, folhagens e bichinhos de jardim, juntamente com nossas incursões para cuidar da horta e do canto dos pássaros, garantiram interesses efetivos por parte das crianças na exploração do ambiente natural.
O desafio agora será lançar um novo olhar, criterioso e científico para a diversidade na natureza, possibilitando inúmeras descobertas.

III – PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Durante o ano letivo de 2012, com periodicidade semanal.
IV – OBJETIVO GERAL: Propiciar a investigação da natureza, ampliando o tema da diversidade, dando margem à discussões, problematizações e interpretações dos resultados obtidos, bem como  desenvolver o respeito e cuidados à natureza e às relações humanas (como consequência da analogia dos parâmetros de respeito e cuidados nas relações).
V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- incentivar a observação detalhada da natureza;
- oportunizar a percepção da convivência em grupo e suas implicações,
- compreender a organização da natureza e suas transformações;
- incentivar as crianças a perceberem a importância dos cuidados e da preservação ambiental;
- conhecer e identificar a diversidade presente na natureza e suas implicações (cadeia alimentar, predadores, etc...);
- estimular e dar continuidade à ousadia das ideias infantis ampliando seus conhecimentos;
- levantar hipóteses e confirma-las ou não;
- utilizar os espaços da natureza contidos na escola para viabilizar a observação, análise, criação de hipóteses, experimentos, sensações e descobertas;
- enriquecer com textos, livros, imagens e pesquisas a curiosidade infantil acerca dos temas.

VI – RESULTADOS ESPERADOS: Apropriar as crianças de atitudes de respeito e cuidados à diversidade na natureza e nas relações sociais, propiciando ambiente que as deixe à vontade para colocar seus pensamentos e opiniões de forma clara, com incentivo à adequação e pertinência aos temas tratados.
VII – DETALHAMENTO DE FASES E ETAPAS:
1-) SENSIBILIZAÇÃO:  No início do ano, as crianças são envolvidas em conhecer e cuidar dos espaços escolares para além da sala de convivência, principalmente a horta e o canto dos pássaros, exercendo o protagonismo infantil nos cuidados e preservação desses locais.

2-) AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO: Após as observações e problematizações trazidas pelas crianças a partir de seus conhecimentos prévios e das incursões à horta e ao canto dos pássaros, investimos na ampliação desses repertórios por meio de leituras de livros, textos e imagens para que as atividades atinjam seus objetivos, a saber:
- modo de organização e vida de alguns animais;
- diferenciação de seres vivos e não vivos;
- ampliação de vocabulário;
- atividades e materiais para alimentar os recursos de conhecimento das crianças a respeito dos temas que forem sendo trazidos em rodas de conversa;
- a relação do homem com a natureza e do homem na sociedade (paralelo com os cuidados também nas relações humanas);
- função dos seres vivos na natureza e sua contribuição;
- realização de experimentos simples para comprovação ou não de hipóteses;
- observação do ambiente natural com propósito a fazer questionamentos e estudá-los.

3-) ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA:
- envio de materiais de pesquisa (livros, textos, imagens) solicitados através da agenda;
- participação em momentos onde seja solicitada a presença dos familiares para enriquecimento do tema.

4-) PRODUTO/ RESULTADO FINAL:
- criação de textos coletivos;
- produções artísticas variadas;
- registro do portfólio individual;
- manutenção do portfólio virtual do grupo (orkut).

5-) CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:  Tendo em vista a flexibilidade do projeto e a amplitude do tema tratado, cada grupo irá delinear por meio de seus interesses, o aprofundamento nos temas a serem abordados, a fim de darem contorno às sequências didáticas (vertentes de trabalho).
Para garantir os resultados esperados, pensamos em algumas etapas:
1º passo: discussão sobre a importância do trabalho em equipe para o sucesso da atividade;
2º passo: construção da teia de conhecimento que norteará o percurso dos estudos;
3º passo: exposição dos trabalhos construídos.

VIII – AVALIAÇÃO:
O trabalho com projetos prevê a elaboração de alguns instrumentos que subsidiam a avaliação contínua do trabalho do professor e da evolução de nossas crianças.
- Avaliação das atividades propostas por meio do planejamento semanal;
- Acompanhamento, análise e intervenções na construção do portfólio individual do aluno;
- análise e acompanhamento do portfólio virtual do grupo/classe na web;
- produções coletivas expostas nos espaços da escola;
- elaboração e intervenções nos relatórios individuais dos alunos.




Nenhum comentário: