Total de visualizações de página

domingo, 2 de dezembro de 2012

PARCERIA ESCOLA MUNICIPAL E ESCOLA ESTADUAL


 A Equipe da EMEI Guia Lopes busca  parceria com a  Escola Estadual Visconde de Taunay há vários anos. Sabíamos da importância de manter contato com os profissionais da escola vizinha para acompanharmos o processo de desenvolvimento da maioria de nossas crianças ao entrarem no ensino fundamental, mas a isso, podemos acrescentar o desejo de ter um feedback do trabalho que realizamos na educação infantil.
Um belo dia uma das centenárias árvores do nosso parque tombou e levou com ela o muro que divide as duas escolas. Foram muitos olhares sorrateiros para descobrir o que se passava do lado de lá e de cá.
Depois de algum tempo, o primeiro encontro entre a gestão das duas escolas aconteceu enquanto admiravam os estragos que o acidente ocasionou. Aproveitando a oportunidade fizemos uma nova proposta de parceria. Colocamos os espaços da escola à disposição da equipe docente e crianças da E.E. Visconde de Taunay.
Passados dois anos, recebemos a visita de dois engenheiros que queriam saber sobre a construção da nossa horta suspensa para levar a ideia para a escola estadual. Na semana passada recebemos um delicado convite para levarmos nossas crianças para assistirem uma peça teatral e lá fomos nós!
Conhecemos a nova Coordenadora Pedagógica que se mostrou disposta a estreitar os laços entre as equipes das escolas e soubemos da grande novidade: uma de suas professoras comporá os quadros da EMEI Guia Lopes.
Talvez comece em 2013 uma parceria inédita entre o ensino público municipal e estadual, necessária e muito desejada. Necessária porque compartilhamos a educação das mesmas crianças e desejada porque temos o dever de atender às expectativas da mesma comunidade.
Para quem acredita que as coisas acontecem por acaso, fica a nossa dica: Se acontecer alguma coisa inesperada, aproveite a oportunidade para realizar seus sonhos.
E a título de curiosidade, ainda existe uma fenda no muro aberta pelo crescimento de outra árvore em nosso parque. Nesta pequena fresta se concentra ainda a imensa curiosidade de nossas crianças para conhecerem o lado de lá e é por ela que nossos ex-alunos matam a saudade do pessoal do lado de cá.
Estamos animadíssimas com a possibilidade de trocar experiências, saberes e dúvidas e com  a natureza  conspirando a favor, temos certeza que tudo dará certo!
EQUIPE DA EMEI GUIA LOPES



Um comentário:

J Messias disse...

Estudei no EMEI Guia Lopes nos anos de 1989, 1990, minhas professoras foram a Neuzinha e a Neuza, também estudei na Escola Estadual Visconde de Taunay na primeira e segunda série minha professora era a Elza e na terceira série foi a Maria Clara, depois fui transferido de escola.Mas carrego boas lembranças das duas escolas, jamais esqueci da caça aos ovos de pascoa e das brincadeiras ao ar livre no "prézinho" e no Viscondy foi incrivel conhecer o mundo até então inesplorável para um aluno vindo do pré ao lado. E para não fugir do foco do comentário, eu acho fantástica essa parceria entre as duas e creio que alunos e professores tem muito a ganhar com essa união. Pois unindo crianças,adolescentes e adultos conseguimos fechar um ciclo de desejos que não se acaba, a criança deseja ser adolescente, o adolescente deseja ser adulto e quando adultos todos desejam voltar a ser crianças. Sucesso a todos vocês e obrigado por tudo.