Professora Orientadora de Informática Educativa é premiada no Concurso Professor Destaque - 2011.
Os alunos da EMEI GUIA LOPES vem demostrando que é possível aliar o tradicional formato dos programas de rádio de antigamente às novas tecnologias da informação e comunicação através da rádio mirim “Tem Gato Na Tuba”. A criação de uma mídia comunitária em que as crianças protagonizam todas as etapas do processo de construção do programa revela talentos e eleva a autoestima de todos os envolvidos no projeto.
A rádio acontece através de transmissões mensais em que toda a comunidade é convidada a participar.
No dia da transmissão, num ambiente democrático e colaborativo, entram em cena monitores, locutores, Djs, repórteres, fotógrafos e músicos infantis que dão um show de espontaneidade e autonomia abrindo um caminho futuro de novas possibilidades.
Pudemos constatar que, além de preconizar o domínio na utilização dos recursos tecnológicos disponíveis, a experiência obteve resultados que extrapolam nossas expectativas. As crianças envolvidas pelo projeto “Rádio Tem Gato Na Tuba” tornaram-se protagonistas de várias ações escolares após as transmissões da radio. A desenvoltura e articulação de suas ideias, a elevação da autoestima fazem-nas mais participativas em todos os projetos permanentes da escola. Curiosamente, durante a definição das funções da rádio, desenhou-se uma dinâmica que é comum a todos os grupos. As crianças que, no dia a dia, têm facilidade de expor suas ideias, escolhem a função de músicos da banda, àquelas que dificilmente se colocam em rodas de conversa, optam por serem locutoras. Este fato prova que um dos maiores ganhos desta experiência é a superação de desafios que as próprias crianças se impõem, fazendo-o com muita competência. O reconhecimento da fala e dos desejos infantis reforça a criação de um ambiente colaborativo que é perfeitamente visível durante e após as apresentações. A experiência proporcionou a criação de vínculos e a formação de verdadeiros grupos de trabalho e lazer. Cabe reforçar que o clima de cooperação surge espontaneamente entre as crianças.
Constatamos que, além de aprenderem a utilizar com autonomia todos os recursos tecnológicos, há uma mudança comportamental extraordinária em algumas crianças.
Antes, crianças que não tinham inciativa ou mesmo que não se relacionavam com outros adultos dentro do espaço escolar, libertam-se de suas inseguranças e tornam-se, visivelmente mais felizes e independentes.
Surpreendentes foram os talentos descobertos através da criação da rádio comunitária em nossa escola. Constatamos que a vivência de alguns processos democráticos que permeiam a criação e execução do projeto, tornaram nossas crianças protagonistas de seu próprio conhecimento. A Rádio Tem Gato Na Tuba comprovou a eficiência de um projeto em que os adultos são parceiros e trabalham para a concretização das ideias e sonhos infantis. Houve também um impacto significativo no modo de pensar de alguns profissionais no que se refere à desmistificação de rótulos impostos a algumas crianças da escola, conferindo-lhes maior credibilidade e reconhecendo outras habilidades e talentos, até então imperceptíveis.
A rádio Tem Gato Na tuba abriu-nos um mundo de possibilidades e com elas um novo olhar para nossas crianças. Pautada na espontaneidade de todas e de cada uma delas, vimos nos olhos de professores orgulhosos por seus alunos, um clima favorável à aprendizagem. A criação de vínculos afetivos e de respeito mútuo possibilitaram-nos desencadear um processo de socialização pleno e produtivo.
PARABÉNS, DEISE!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário