Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DANIEL REVERENDO na EMEI Guia Lopes

Um dos objetivos do Projeto Didático de nossa escola é o de promover ações que desmistifiquem alguns símbolos africanos e afro-brasileiros. A Professora Ana Carolina optou por trabalhar, como temas centrais, as Árvores e Tambores . Através deles as crianças entraram em contato com a cultura africana, seus mistérios e mitos. A obra de Pierre Verger foi utilizada para fomentar a imaginação e os saberes infantis sobre o assunto. Na  festa junina  afro-brasileira,  uma lindíssima música foi escolhida e caiu no gosto de todas as crianças da escola. Depois de nossa participação na Roda de Conversa  no evento “Pílula de Cultura” promovido na Casa das Caldeiras, fizemos vários contatos, um deles nos possibilitou conhecer um talentoso instrumentista, compositor, artesão, cantor..... e educador nato. Daniel Reverendo é um dos poucos artistas existentes no Brasil que, seguindo a tradição, esculpe seus tambores em troncos de árvores, transformando-os em verdadeiras obras de arte. Depois de alguns contatos, pedimos a ele que confeccionasse um tambor dentro da escola, e ele aceitou o convite! 
As surpresas não terminaram por ai. Dono de uma fala encantadora e de um conhecimento didático- pedagógico que desconhecíamos, aos poucos foi seduzindo a todos nós e, em especial as crianças. Descobrimos, numa conversa que ele é o compositor da música que as crianças dançaram na festa afrobrasileira  que batizamos de “Pele de Tambor”. Desde o início do segundo semestre, tem participado dos eventos promovidos pela escola, entrando em nossas vidas com toda sua sabedoria e sensibilidade.
                                 Sem dúvida nenhuma, uma grande e boa surpresa!
Uma parceria que promete!
A partir da próxima semana, todas as crianças poderão curtir o Daniel fazendo seu instrumento, contando histórias e cantando suas lindas canções em meio às árvores de nossa escola.
Saiba um pouco mais sobre Daniel Reverendo








Nenhum comentário: