IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivo deste material é apoiar os profissionais
de Educação Infantil e as Secretarias de Educação a implementar o Art. 7,
inciso V, das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, que indica que as
propostas pedagógicas dessa etapa deve
m estar comprometidas com o rompimento de relações de dominação
etnicorracial. O material compõe-se deste documento e de três vídeos compilados
em um DVD, que apresentam experiências desenvolvidas em duas unidades
educativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Josefa Júlia da União de
Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco
(UNAS) e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes. Teve a
colaboração da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. Essas
ações foram realizadas por formadoras com ampla experiência em Educação
Infantil e por meio de estudos relativos à questão racial.
A produção deste material teve a colaboração de diferentes instituições: do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica e Coordenação de Educação Infantil, da Universidade Federal de São Carlos, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores. Constitui rica experiência que compartilhamos, pois acreditamos que por meio de sua leitura e das discussões geradas pelos conteúdos dos vídeos, é possível desenvolver um processo consistente de formação continuada para incluir a dimensão da igualdade racial nas práticas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.
Por: Cisele Ortiz (Instituto Avisa Lá)
A produção deste material teve a colaboração de diferentes instituições: do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica e Coordenação de Educação Infantil, da Universidade Federal de São Carlos, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores. Constitui rica experiência que compartilhamos, pois acreditamos que por meio de sua leitura e das discussões geradas pelos conteúdos dos vídeos, é possível desenvolver um processo consistente de formação continuada para incluir a dimensão da igualdade racial nas práticas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.
Por: Cisele Ortiz (Instituto Avisa Lá)
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