A proposta pedagógica da EMEI GUIA LOPES prioriza, em seu fazer cotidiano, ações que estimulem a aquisição de saberes, permeando-as com a ludicidade necessária a faixa etária de nossas crianças, através das várias linguagens. Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, mas a própria ação, o momento vivido. Neste contexto trabalhamos a construção da Escrita, do Raciocínio Lógico Matemático, o aperfeiçoamento da Oralidade e o Conhecimento de mundo e sua diversidade.
Alguns princípios norteiam nosso trabalho pedagógico e administrativo
- Cuidar e Educar - elaboração de uma linha de tempo que atenda às necessidades de nossas crianças em seus aspectos físico, emocional, cognitivo e psicológico.Todos os momentos previstos na organização dos tempos de nossa escola são considerados como propícios à aprendizagem e pressupõem um trabalho pedagógico consciente. São eles: hora da higiene, da alimentação, das atividades em sala de aula, das brincadeiras livres, dos jogos dirigidos.
- Os Espaços e Tempos na Educação Infantil - criação de espaços que enriqueçam as experiências de alunos e professores, como: brinquedoteca, ludoteca, horta, sala de leitura, sala de informática, respeitadas e estimuladas as características inerentes às crianças como a criatividade, a imaginação e a curiosidade.
- Autonomia Responsável – Durante o processo de socialização, proporcionamos situações em que nossas crianças são levadas a refletir, resolver conflitos, superar desafios, respeitar as diferenças e aventurar-se em novas descobertas.
- Parceria Escola-Família – Buscamos estreitar e aprimorar as relações com a comunidade como forma de garantir a cooperação, o trabalho coletivo e a inclusão através de eventos como Dia da Família, Festa Junina, Reunião de Pais e Mestres, Atendimento personalizado aos Pais e Canal de Comunicação Virtual.
Para concretizar nossa Proposta Pedagógica, adotamos um Projeto Especial de Ação que é trabalhado com a equipe docente durante as oito horas semanais para estudos junto à Coordenação Pedagógica e, envolvendo os demais segmentos da Escola, através de ações desencadeadas pela Direção Escolar.
Alguns princípios norteiam nosso trabalho pedagógico e administrativo
- Cuidar e Educar - elaboração de uma linha de tempo que atenda às necessidades de nossas crianças em seus aspectos físico, emocional, cognitivo e psicológico.Todos os momentos previstos na organização dos tempos de nossa escola são considerados como propícios à aprendizagem e pressupõem um trabalho pedagógico consciente. São eles: hora da higiene, da alimentação, das atividades em sala de aula, das brincadeiras livres, dos jogos dirigidos.
- Os Espaços e Tempos na Educação Infantil - criação de espaços que enriqueçam as experiências de alunos e professores, como: brinquedoteca, ludoteca, horta, sala de leitura, sala de informática, respeitadas e estimuladas as características inerentes às crianças como a criatividade, a imaginação e a curiosidade.
- Autonomia Responsável – Durante o processo de socialização, proporcionamos situações em que nossas crianças são levadas a refletir, resolver conflitos, superar desafios, respeitar as diferenças e aventurar-se em novas descobertas.
- Parceria Escola-Família – Buscamos estreitar e aprimorar as relações com a comunidade como forma de garantir a cooperação, o trabalho coletivo e a inclusão através de eventos como Dia da Família, Festa Junina, Reunião de Pais e Mestres, Atendimento personalizado aos Pais e Canal de Comunicação Virtual.
Para concretizar nossa Proposta Pedagógica, adotamos um Projeto Especial de Ação que é trabalhado com a equipe docente durante as oito horas semanais para estudos junto à Coordenação Pedagógica e, envolvendo os demais segmentos da Escola, através de ações desencadeadas pela Direção Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário