O ATO DE CONTAR HISTÓRIAS É MUITO ANTIGO. O CONTADOR DE HISTÓRIAS ERA SEMPRE ALGUÉM MAIS VELHO, MAIS EXPERIENTE( PAIS, AVÓS, TIOS EMPREGADAS, ETC.).
ERA UM MOMENTO INFORMAL NO HORÁRIO EM QUE A FAMÍLIA SE REUNIA.
A ESCOLHA DA HISTÓRIA ERA FEITA DE FORMA ESPONTÂNEA, TUDO MUITO NATURAL.
ÀS VEZES AS HISTÓRIAS ERAM LIDAS, OUTRAS CONTADAS( CAUSOS), MAS SEMPRE UM MOMENTO MÁGICO, HUMANO E CARREGADO DE SIGNIFICADO.
AINDA HOJE, O PRIMEIRO CONTATO DA CRIANÇA COM A HISTÓRIA, ACONTECE DE FORMA ORAL. DESDE PEQUENINA, OUVE HISTÓRIAS PELA VOZ DA MÃE. NESSE MOMENTO, MAGICAMENTE,DEIXA AFLORAR SENTIMENTOS TÃO IMPORTANTES COMO O MEDO, ALEGRIA, TRISTEZA, RAIVA OU INSEGURANÇA.
É OUVINDO HISTÓRIAS QUE CONSEGUE ELABORAR SEUS CONFLITOS, INTERNOS TORNANDO- SE MAIS SEGURA, AUTONOMA E FELIZ.
ATUALMENTE, AS FAMÍLIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS SEM TEMPO PARA ESSES ENCONTROS E ESSA CARÊNCIA AFASTA A CRIANÇA DOS LIVROS E DOS FAMILIARES, POIS O VALOR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS , ESTÁ NO ACONCHEGO, NO CALOR HUMANO DESTE INSTANTE.
O COMPROMISSO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL É AUXILIAR AS FAMÍLIAS OFERECENDO AOS ALUNOS INÚMERAS OPORTUNIDADES PARA INTERAGIREM , COM TODO TIPO DE HISTÓRIAS, ARGUMENTANDO, QUESTIONANDO E DESCOBRINDO NOVOS CAMINHOS.
NA EMEI GUIA LOPES, CONTAMOS COM UM ESPAÇO PRIVILEGIADO: NOSSA SALA DE LEITURA, ONDE OS NOSSOS ALUNOS FOLHEIAM DIFERENTES LIVROS, ENTRAM EM CONTATO COM MUITAS HISTÓRIAS.EXPRESSANDO SEUS SENTIMENTOS OPINANDO E ARGUMENTANDO COM TOTAL LIBERDADE., A DIREÇÃO DE NOSSA ESCOLA ESTÁ DE PARABÉNS POR MAIS ESTA INICIATIVA QUE SÓ CONTRIBUI PARA MELHORAR, AINDA MAIS, O TRABALHO DOS PROFESSORES POIS, NOSSO MAIOR OBJETIVO, É UM ENSINO DE QUALIDADE.
PROFESSORA LUIZA
Um comentário:
Todas as vezes em que leio uma história para meus alunos, menciono o nome do autor(a) do livro, e em um desses momentos, ao ler o título da história, um aluninho me interrompeu e disse: "Professora,quem escreveu esse livro foi Ruth Rocha ou a Ana Maria Machado?" Fiquei surpresa e orgulhosa em perceber que os aluninhos do Guia Lopes, tem em sua formação a cultura de leitor, mencionando o nome de autores da literatura infantil com naturalidade. Que privilégio para nossos alunos terem uma sala de leitura, onde desenvolvem o gosto e o hábito pela mesma, isso só vem acrescentar em formação cultural, educacional e social.
Professora Laís - 3ºestágio
Postar um comentário