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domingo, 22 de fevereiro de 2015

PROJETOS DIDÁTICOS COLETIVOS - 2015

Caixa de texto: 8TRABALHANDO COM PROJETOS COLETIVOS
NA  E.M.E.I. GUIA LOPES


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A definição destes conceitos tem um sentido muito próprio para a gestão escolar e que deve ser compartilhada com todos os funcionários da escola.
Projeto Político Pedagógico é a reunião de toda a documentação produzida pela escola, seus funcionários e comunidade escolar, agregando os fazeres administrativos e pedagógicos que tornam pública a filosofia de trabalho da escola. Compõe o Projeto Pedagógico da Escola:
- todo o material contido na presente apostila;
- livros de atas das reuniões do Conselho de Escola e APM;
- livros obrigatórios: termos de visita, ocorrências administrativas, comunicados internos, bens patrimoniais, livros de JEIF,
- Diversas Documentações: Prontuário dos servidores, dos alunos, Diários de Classe, Semanários;
- Plano de Metas, Avaliação de Desempenho, PEA;
- Portfólios dos alunos, diário de projeto, teia de conhecimentos, portfólios virtuais e livro de registro;
- Projeto Especial de Ação ( formação continuada)
- Dados contidos no sistema EOL, entre outros.

PROJETO DIDÁTICO COLETIVO
O Projeto didático refere-se ao trabalho pedagógico que será desenvolvido com e pelas crianças com a participação de todas as equipes tendo como foco central os seguintes temas:
Professores do 1º e 2º Turnos: Diversidade Biológica e Cultural (pág. 7)
Nome do Projeto 2015: As crianças africanas da Fundação Nelson Mandela
Professores do Intermediário: Sustentabilidade e Consumismo (Horta e Mercado)(pág. 8)
Nome do Projeto: De onde vem? Para Onde vai?
Na EMEI GUIA LOPES, estes temas são trabalhados através das figuras de afeto (pág. 11 a 15)
Para o Projeto didático do período intermediário trabalharemos com o Azizi Abayomi, sua esposa Sofia e os filhos Dayo e Henrique.
Para o Projeto Didático do 1º e 2º turnos, trabalharemos com a chegada de crianças do Continente Africano que participam de um intercâmbio cultural.

AÇÕES COLETIVAS DO PROJETO DIDÁTICO
Considerando a necessidade de darmos continuidade aos projetos e às ações do ano anterior, vista a permanência das crianças do Infantil I, a gestão pedagógica define uma linha de ações coletivas que acontecerão durante o ano letivo.
São consideradas ações coletivas as propostas que devem ser vivenciadas por todas as equipes da escola (adultos e crianças) e que estão em consonância com os projetos dos 1º e 2º turnos e período intermediário, conforme descrito acima. Elas ocorrem, geralmente, em eventos previstos pelo calendário escolar e quando não, são criadas situações esporádicas para que ocorram.
O período de tempo entre uma ação coletiva e outra, é o tempo do professor e sua turma definirem os caminhos que serão percorridos para atingir a fase subsequente do projeto. É neste momento que o professor e suas crianças serão protagonistas na busca de novos e diferentes saberes e fazeres.
O desenho deste percurso é discutido com a gestão pedagógica de forma individual com cada professor com o objetivo de ampliar o repertório de todos os envolvidos.



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