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domingo, 22 de fevereiro de 2015

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ADAPTADA - 2015

Avaliação dos Funcionários da EMEI GUIA LOPES
Acreditando na importância do processo de acompanhamento do trabalho de todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de nossas crianças e a dissonância entre as prioridades de cada unidade que compõem a rede municipal de ensino, seguem alguns aspectos que são considerados importantes pela gestão da EMEI GUIA LOPES tanto nas avaliações internas como nas institucionais. A transparência neste processo nos parece fundamental para a formação de todas as equipes.
Na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo existem dois momentos de avaliação do trabalho docente e administrativo. O primeiro momento é composto pela AUTOAVALIAÇÃO DA UNIDADE – INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL que objetiva a elaboração de ações das Diretorias Regionais de Educação e Secretaria Municipal diante das dificuldades e encaminhamentos feitos pelas unidades educacionais. O documento seguinte é denominado de AVALIAÇÃO DE DEMPENHO que prevê: auto-avaliação dos servidores, avaliação dos servidores pelo gestor, avaliação do gestor pelos servidores, avaliação coletiva das condições de trabalho e avaliação da comunidade em relação aos serviços oferecidos pela escola.
Na tentativa de nortear nosso trabalho, decidimos utilizar os instrumentos institucionais de forma mais produtiva, em especial  no que diz respeito à Avaliação de desempenho que não trata das especificidades dos servidores públicos ligados à área educacional, uma vez que o referido instrumento é aplicado por todas as secretarias municipais.  Desta forma construímos um novo instrumento de Avaliação de Desempenho que atenda ao Projeto Político Pedagógico da EMEI Guia Lopes.

I - OS INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trata-se de um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade.
O documento foi elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação Básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef.
Esta iniciativa pretende contribuir com as instituições de educação infantil no sentido de que encontrem seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.
A aplicação do referido instrumento esta previsto em calendário cuja data será divulgada durante o ano letivo. A equipe de funcionários receberá orientações para participar ativamente do processo de avaliação no 1º e 2º semestres.

II - A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SEGUNDO CRITÉRIOS DA EMEI GUIA LOPES
 Observando os indicadores constantes no instrumento de Avaliação de Desempenho oficial da Prefeitura da Cidade de São Paulo, criamos algumas expectativas para o trabalho dos funcionários da escola.
O instrumento que segue para ciência é aplicado duas vezes ao ano, sendo a primeira em maio e a segunda em outubro. Sua aplicação consiste em encontros individuais entre o funcionário e a gestão escolar e, assim como para as crianças, seu objetivo é constatar avanços e dificuldades dos profissionais para revelar a necessidade de formação pedagógica e|ou intervenção administrativa. É na verdade um feedback para o funcionário e uma avalição da proposta de trabalho da equipe gestora em que o diálogo e a análise da produção docente e infantil servem de parâmetros para possíveis alterações de rumo.
Uma avaliação parcial feita no 1º semestre tem se mostrado eficiente para a melhora da qualidade da educação e, consequentemente nos possibilita atender à Missão, Visão e Valores preconizados pela EMEI Guia Lopes.


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ASPECTOS EMEI GUIA LOPES
1º sem
2º sem
Abertura a Mudanças 
Consigo me adaptar a situações novas e mudanças no trabalho, buscando entender e atender novas demandas e prioridades

Compreende o Projeto Político Pedagógico da unidade através da leitura e consulta constantes  da apostila 2015.


Participa ativamente dos projetos permanentes e ações coletivas promovidas pela gestão.


Aceita as intervenções pedagógicas feitas pela gestão através da análise da documentação pedagógica que produz


Considerada como positiva as visitas da gestão aos diversos espaços escolares nos quais desenvolve suas propostas de trabalho.


Incorpora novas práticas sempre que necessário ao aprimoramento de suas atividades profissionais e o alinhamento com o Projeto Político Pedagógico da Escola.


CUMPRIMENTO DE PRAZOS: Executo as atividades profissionais dentro do prazo estabelecido.

Cumpre as atividades contidas na linha de tempo e espaços, observando os ambientes educativos e seus objetivos específicos.


Finaliza a elaboração do planejamento semanal na data especificada pela gestão.


Apresenta os relatórios descritivos de seus alunos na data prevista pela gestão.


Conclui o fechamento do Diário de Classe no último dia útil de cada mês, viabilizando as ações administrativas necessárias.


Apresenta-se ao trabalho no horário de entrada e saída, sem atrasos ou saídas antecipadas frequentes.


É assídua.


DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL: Aproveito as oportunidades de realizar trabalhos novos ou participar de cursos, estando atento para avaliar minha postura e atuação profissional.





Inscreve-se nos cursos oferecidos pela DRE/SME fora de seu horário de trabalho.


Acompanha as publicações do Diário Oficial da Cidade de SP através da leitura das mensagens eletrônicas enviadas e assina todos os comunicados Internos elaborados pela escola.


Contribui para o enriquecimento e desenvolvimento dos momentos de formação


Apresenta disposição  para a aprendizagem contínua tendo em vista a otimização de suas competências profissionais e superação de dificuldades;


DETERMINAÇÃO: Decido e resolvo dificuldades no meu trabalho.

- convoca os pais de seus alunos sempre que necessário, não transferindo, inicialmente, esta responsabilidade à equipe gestora,


- Resolve os conflitos presentes na relação entre as crianças, respeitando-as em suas necessidades, dificuldades e história de vida.


- Registra o encontro com os pais e propõe possíveis encaminhamentos que possam auxiliar o desenvolvimento integral da criança, após análise da gestão escolar.


COMPROMISSO: Assumo minhas responsabilidades, estando atento ao exercício do meu papel profissional



Mantem toda a documentação pedagógica da unidade, deixando-a disponível para análise e intervenção da gestão pedagógica.(diário de classe, portfólio dos alunos, caderno de observação e registro, diário de projeto, semanário, teia de conhecimento)


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ASPECTOS EMEI GUIA LOPES
1º sem
2º sem
COMPROMISSO: Assumo minhas responsabilidades, estando atento ao exercício do meu papel profissional



Responde às solicitações dos familiares com ética profissional e bom senso através da agenda.


Observa as expectativas de aprendizagem do quadro de referência da EMEI GUIA LOPES para conduzir seu projeto e práticas pedagógicas.


Aproxima sua prática aos seus discursos mantendo a coerência necessária para um trabalho pedagógico de qualidade.


Auxilia os alunos que apresentem dificuldades em qualquer aspecto do seu desenvolvimento, planejando atividades específicas ou intervindo através de atitudes positivas para atendê-los em suas necessidades


Reconhece em todos os espaços escolares, as diversas possibilidades do trabalho educativo;


Compreende que sua atuação profissional  tem como foco principal o atendimento integral à criança e, consequentemente, à qualidade dos serviços educacionais preconizados pelo projeto pedagógico desta Unidade Educacional;


Exerce atividades estranhas ao trabalho que interfiram na execução de suas atribuições, em especial o uso de celulares, rodas de conversa com os colegas nos momentos das refeições, nos horários de brincadeira livre e outros momentos em que deve exercer a docência .


Realiza registros fotográficos, no mínimo uma vez por semana, das atividades propostas nos diferentes espaços escolares e alimenta o portfólio virtual da sua turma.


Estabelece parcerias com suas colegas de trabalho.


INICIATIVA: Empreendo esforços para resolver as demandas e necessidades dos usuários e da equipe, tão logo elas surjam.

Procura a gestão pedagógica sempre que encontra dificuldade em planejar ou executar o projeto didático de seu grupo


Participa ativamente do planejamento e realização dos eventos promovidos pela escola


Mantem escuta atenta às falas infantis durante a condução do projeto didático do grupo/classe, solicitando à gestão os materiais necessários para sua realização.


Apresenta soluções aos problemas e dificuldades sempre que julgar necessário, analisando a viabilidade de suas propostas.


PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Atuo de forma planejada e organizada, otimizando tempo e recursos materiais.
Respeita às normas de preenchimento e confecção de toda a documentação pedagógica determinada pela equipe gestora


a)       Elabora o planejamento semanal  numa sequência didática que atenda ao projeto de seu   grupo/classe e ao quadro de referência da Unidade


Executa as atividades/vivências planejadas  e justifica a sua não realização;


Elabora atividades/vivências observando o tempo de duração determinado para sua execução;



AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ASPECTOS EMEI GUIA LOPES
1º sem
2º sem
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Atuo de forma planejada e organizada, otimizando tempo e recursos materiais.
Considera os recursos materiais existentes na escola no momento de planejar as atividades/vivências;


Organiza todas as atividades de seus alunos conforme orientações previstas na Proposta Pedagógica da escola.


Avalia as atividades propostas e seus resultados até, no máximo, o dia posterior a sua execução. (pequenos grupos)


Protagoniza e promove atitudes que envolvam a manutenção da organização e limpeza dos diversos ambientes escolares, incluindo-se os armários coletivos das salas de aula, restaurante, banheiros, salas de registro, brinquedoteca, sala dos professores, sala de leitura, parque, cozinha experimental, espaço de artes, banheiro de funcionários, horta, entre outros.



TRABALHO EM EQUIPE: Assumo minhas atividades dispondo-me a colaborar com os membros da equipe para melhorar o  desempenho coletivo.



Mantem uma relação de respeito com todas as equipes da unidade e sua comunidade


Evita atitudes ou comportamentos que afetem, negativamente, a imagem da Escola, dos colegas, da gestão e da Comunidade.


Compartilha com suas crianças a liderança do grupo


Compartilha suas habilidades com outros membros da equipe


Participa das Reuniões do Conselho de Escola


Participa das reuniões da Associação de Pais e Mestres


b)       Fundamenta suas ações nos quatro princípios básicos para formação de uma equipe de trabalho, envolvendo todos os funcionários da escola: união, disciplina, trabalho e profissionalismo.



Responsabiliza-se pela criação de vínculos afetivos com as famílias e a comunidade escolar


Elabora um projeto didático inovador que atenda às expectativas de aprendizagem do quadro de referência da EMEI GUIA LOPES


Explora, utiliza, organiza e propõe formas criativas de utilização de todo acervo material, espaços internos da escola e seu entorno.


Realiza experiências que renovem seu fazer pedagógico e agucem a curiosidade infantil 


Utiliza-se  do encantamento e fantasia para propor atividades às crianças, envolvendo-se pessoalmente com as figuras de afeto que compõe o cenário da Unidade e todas as ações desencadeadas relativas a elas como demonstração de entendimento do universo infantil e seus desejos.


RELACIONAMENTO PESSOAL
Mantenho bom relacionamento com usuários e membros da equipe de trabalho.
Desenvolve um diálogo franco e aberto entre seus pares e outras equipes da escola, minimizando tensões e fantasias acerca dos relacionamentos no ambiente de trabalho.


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ASPECTOS EMEI GUIA LOPES
1º sem
2º sem
RELACIONAMENTO PESSOAL
Mantenho bom relacionamento com usuários e membros da equipe de trabalho.
É capaz de refletir e desencadear ações afirmativas de combate ao racismo, preconceito e discriminação em suas várias dimensões, baseadas nos princípios éticos que norteiam as relações humanas.



Oferece atendimento cordial à Comunidade escolar



Possui senso crítico apurado, sabendo compartilhar suas opiniões de forma clara e respeitosa a todas as equipes escolares.



É capaz de manter a isenção e objetividade na análise de situações no âmbito escolar





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LEI N° 13.748 DE 16 DE JANEIRO DE 2004
DECRETO N° 45.090 DE 5 DE AGOSTO DE 2004
PORTARIA SGP N° 487 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2004







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