Total de visualizações de página

domingo, 18 de agosto de 2013

Sequência Didática - Diversidade Biológica e Cultural - 2º semestre

TEMA: EDUCAÇÃO DOS BEBÊS AFRO-BRASILEIROS

TEMAS TRANSVERSAIS: Ações afirmativas para o combate ao racismo, preconceito, discriminação e consumismo.


OBJETIVO GERAL:

EFETIVAR AÇÕES QUE POSSIBILITEM A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA E  CULTURAL, TENDO COMO FINALIDADE A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA  NUM  ESPAÇO DE DIFUSÃO DA IGUALDADE RACIAL.


Objetivos Específicos:
1) Conhecer, exercer e defender os direitos e deveres da Infância
2) Conhecer e valorizar as  influências e manifestações culturais que fazem parte da comunidade escolar
3)Identificar e combater o racismo, o preconceito e a discriminação
4) Despertar a consciência crítica sobre  influência da mídia  no universo infantil

Conteúdos

1)  O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ( 1º OBJETIVO)
FAMÍLIA
                - configuração familiar (preconceito de gênero)
                - papéis sociais ( racismo - estereótipos )     
                - o papel dos avós na educação familiar ( o descaso com os mais velhos)
                - hábitos e costumes familiares de diferentes culturas
                - hábitos e costume das famílias de nossas crianças ( consumismo, tv, propagandas de famílias, do que seja felicidade familiar )

ALIMENTAÇÃO

                – Hábitos e costumes de diferentes culturas (educação dos bebês)
                - Aleitamento Materno ( em que culturas? Como resolver o problema das mães que trabalham , além da legislação, quais são as alternativas?)
                - Culinária africana (preconceito, discriminação)
                - culinária indígena (preconceito, discriminação)
                - culinária boliviana (preconceito, discriminação)

SAÚDE (dificuldade no acesso aos serviços públicos – desigualdade – divulgação dos direitos previsto pela legislação)

LAZER
                O universo infantil através dos brinquedos e brincadeiras
                               - África do Sul
                               - Povos Indígenas
                               - Bolívia

CULTURA ( dificuldade no acesso aos bens culturais – desigualdade)
 - A linguagem artística como memória de um povo e crítica social
    - A fotografia como arte e forma de registro.
    - A influência africana e indígena nos ritmos e danças brasileiras
    - A música  e a dança como forma de resistência social
                - O significado cultural das danças e músicas africanas
                - O significado cultural das danças e músicas indígenas
                - O significado cultural das danças e músicas bolivianas

MORADIA (discriminação)
                - Herança dos povos indígenas e africanos
                - Tipos de Moradia
 EDUCAÇÃO
 - Os processos educacionais:
                - Etnias/ Nações Africanas
                - Tribos Indígenas
                - Povos Bolivianos (regiões)
                - EMEI Guia Lopes
 2) A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA E INDÍGENA EM NOSSO COTIDIANO
·Ancestralidade (discriminação com os idosos no Brasil)
·Religiosidade (intolerância religiosa)
·Oralidade  -  ( a língua africana presente em nosso vocabulário – a importância do diálogo em detrimento da escrita)
·Musicalidade (preconceito com instrumentos, musicas e danças)
·Cooperação (contraponto com o individualismo nas relações sociais)
·Corporeidade (preconceito com as danças africanas e afro-braileiras)
·Ludicidade
Circularidade
  3) A MÍDIA COMO TERCEIRO EDUCADOR
- A mídia e a cultura familiar
                - Valores familiares (estereótipos)
                - Acesso aos bens de consumo (discriminação)
            - Exposição infantil aos meios de comunicação desenhos, novelas e propagandas  (preconceito de gênero, raça, cor, etc.)
- A mídia e o universo escolar 
                - o papel mediador da escola
                - práticas escolares excludentes (gênero, raça, deficientes)
                - práticas infantis excludentes (preconceitos, racismo, deficientes,discriminação)
- A mídia e o comportamento infantil
                - Propagandas dirigidas à infância (discriminação, racismo, preconceito)
                - Conceito de beleza através dos personagens e ídolos infantis (estereótipos)

                - Consumismo (menos em relação à alimentação – intermediário) - 
Leia: A sequência didática e os espaços escolares

Nenhum comentário: