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domingo, 3 de fevereiro de 2013

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Missão


        Oferecer serviços de excelência a nossa comunidade, reconhecendo e respeitando a diversidade biológica e cultural que a constitui.

Visão

Manter-se como referência educacional da educação pública infantil, através de projetos transformadores com vistas à formação cidadã de toda Comunidade Escolar.

Valores
Ética nas relações interpessoais e profissionais que garantam a qualidade, o compromisso e a transparência dos valores contidos no Projeto Político Pedagógico da EMEI GUIA LOPES


A proposta pedagógica da EMEI GUIA LOPES prioriza, em seu fazer cotidiano, ações que estimulem a aquisição de saberes, permeando-as com a ludicidade necessária a faixa etária de nossas crianças, através das várias linguagens. Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, mas a própria ação, o momento vivido. Neste contexto trabalhamos a construção da Escrita, do Raciocínio Lógico Matemático, o aperfeiçoamento da Oralidade e o Conhecimento de mundo e sua diversidade. Garantimos os direitos fundamentais da criança e reconhecemos, dentre eles, o brincar como sendo o pilar em que se constrói aprendizagens significativas.
Alguns princípios norteiam nosso trabalho pedagógico e administrativo
-          Cuidar e Educar - elaboração de uma linha de tempo que atenda às necessidades de nossas crianças em seus aspectos físico, emocional, cognitivo e psicológico. Todos os momentos previstos na organização dos tempos de nossa escola são considerados como propícios à aprendizagem e pressupõem um trabalho pedagógico consciente. São eles: hora da higiene, da alimentação, das atividades de registro, das brincadeiras livres, dos jogos dirigidos; da leitura e atividades de informática. Neste binômio encontra-se o atendimento integral às crianças com necessidades especiais, a promoção de ações afirmativas pela igualdade racial e o trabalho pedagógico voltado ao reconhecimento das diferenças e combate a qualquer tipo de preconceito.
-          A EMEI Guia Lopes mantém um plano de guarda e proteção que prevê os procedimentos necessários para mantermos a integridade física e emocional de nossas crianças.
-          Os Espaços e Tempos na Educação Infantil – Acreditamos que o ambiente escolar se constitui como o terceiro educador na construção do conhecimento, neste sentido criamos ambientes que enriquecem as experiências de alunos, possibilitando a observação atenta e o registro dos fazeres infantis pelos professores, como: Brinquedoteca, Ludoteca, Horta Suspensa, Sala de Leitura, Sala de Informática, Cozinha Experimental, Espaço de Artes, Sala de Registro, Quadra e Parque, respeitadas e estimuladas as características inerentes às crianças como a criatividade, a imaginação e a curiosidade.
-          Protagonismo Infantil – Durante o processo de socialização, proporcionamos situações em que nossas crianças são levadas a refletir, resolver conflitos, superar desafios e aventurar-se em novas descobertas, protagonizando a construção de sua própria história. Algumas atividades permanentes tais como: Assembleias Infantis, Reuniões convocadas pelas crianças com a gestão escolar, a elaboração de um programa de rádio possibilitam a escuta atenta às ideias infantis e, consequentemente a valorização de suas ideias, sentimentos e necessidades.
-          Parceria Escola-Família – Buscamos estreitar e aprimorar as relações com a comunidade como forma de garantir a cooperação, o trabalho coletivo e a inclusão através de eventos como Dia da Família, Festas, Reunião de Pais e Mestres e Rodas de Conversa com a comunidade, atendimento personalizado aos Pais e Canal de Comunicação Virtual e, de forma sistemática, através dos Projetos Permanentes, entre eles a Rádio Tem Gato Na Tuba, a Cozinha Experimental e ações previstas nas sequências didáticas da equipe docente.
-  Formação Continuada - Para concretizar nossa Proposta Pedagógica, adotamos um Projeto Especial de Ação que é trabalhado com a equipe docente durante as oito horas semanais para estudos junto à Coordenação Pedagógica e, envolvendo os demais segmentos da Escola, através de ações desencadeadas pela Direção Escolar.
- Diversidade Biológica e Cultural -  A promoção de ações afirmativas pela igualdade racial, o respeito às diferenças sejam elas de gênero, raça ou credo, e a construção de uma cultura ambiental e social em que sejam considerados os princípios que constituem  o universo infantil quais sejam: o encantamento, a fantasia e a afetividade.
- Sustentabilidade – Construção de hábitos saudáveis através de uma cultura corporal e de atitudes de respeito, manutenção e conservação ambiental, com ações desencadeadas pelo Projeto “Horta na Escola”.


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