Total de visualizações de página

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Projeto Permanente - Rádio "Tem Gato Na Tuba


29
ESPAÇO: SALA DE INFORMÁTICA
PROJETO – RÁDIO “TEM GATO NA TUBA” ( Infantil II )
I – JUSTIFICATIVA:
            Constatamos, durante o ano de 2009, a necessidade de garantir que a música ocupasse um lugar de destaque na rotina e em alguns espaços escolares. Definimos ser necessário um maior investimento nesta área e concluímos que a informática educativa poderia abarcar para si esta missão. Através dos recursos midiáticos que a escola possui, a elaboração de um projeto específico, para povoar de sons os ambientes escolares, ganhou forma. Surgiu a idéia da construção de um “coreto”, no parque da Escola, a ser gerenciado pelas crianças nos momentos de brincadeiras livres.
Acompanhando historicamente a idealização e construção dos Coretos, bem como o impacto que a revolução tecnológica teve sobre seus objetivos iniciais, julgamos ser pertinente utilizá-lo como espaço para a introdução de um projeto que atenda as Orientações Curriculares – Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas e o contido no livro As mídias no universo infantil – um diálogo possível, ambos elaborados por SME.
Foram incorporados, a esta necessidade da escola, algumas práticas e objetivos do “Programa Nas Ondas Do Rádio” que preconizam a utilização de algumas linguagens, através dos meios de comunicação existentes, como forma eficaz de divulgar e produzir conhecimentos à toda comunidade escolar. Somado à programação da rádio escolar, aparece o projeto inicial denominado “Monitores Mirins”, cujo princípio básico é o fortalecimento do protagonismo infantil nas diversas situações escolares. Desta forma, sedimentamos o foco central de nossa proposta pedagógica, qual seja; o de garantir a participação efetiva da criança nos espaços de convivência criados pela escola, protagonizando ações criativas permeadas pela responsabilidade, respeito e compromisso.
            Os resultados obtidos durante o ano letivo de 2010 foram significativos e a decisão de torna-lo um projeto permanente é resultado da discussão e desejo de todos os envolvidos.
II - OBJETIVOS
-          Incrementar o processo criativo através da exploração e uso das tecnologias de informação e comunicação;
-          Possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa e criadora através do trabalho em equipe;
-          Adquirir autonomia na utilização de diversas tecnologias disponíveis;
-          Promover a divulgação dos projetos didáticos de cada grupo/classe, garantindo-lhes a integração necessária para seu enriquecimento através das várias linguagens de comunicação;
-          Contribuir para o desenvolvimento da expressividade e da exploração da linguagem verbal das crianças por meio da vivência de experiências com as linguagens midiáticas
III - ARTICULAÇÃO COM O PROJETO PEDAGÓGICO
            A EMEI Guia Lopes adotou a Pedagogia de Projetos para conduzir seus trabalhos tendo, como articuladores das idéias infantis, os diversos ambientes de convivência criados para enriquecer as experiências de alunos e professores. Neste sentido o coreto e as atividades planejadas para o espaço, servirão para divulgação dos conhecimentos adquiridos por cada grupo classe. Entendemos que isto facilitará o intercâmbio entre os grupos, fundamental para a ampliação do repertório cultural de nossas crianças.
IV- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
            O projeto “Rádio Tem Gato Na Tuba” , inspirado no Programa nas Ondas do Rádio da Secretaria Municipal de Educação, envolverá todas as turmas do Infantil II dos dois turnos de funcionamento da escola e acontecerá uma vez por mês com a transmissão, ao vivo, de um programa de rádio. Durante o horário regular de aula, cada grupo classe ficará responsável pela elaboração e execução da programação do dia.
O Projeto Imprensa Jovem - A equipe é composta por repórteres, entrevistadores, pesquisadores e fotógrafos que tem por objetivo divulgar as ações e eventos internos e externos à escola, formada por crianças do mini-grupo e infantil I(  REPÓRTER POR UM DIA, FOTÓGRAFO POR UM DIA, PESQUISADOR POR UM DIA, entre outros);
  O Projeto Monitores Mirins envolve todas as crianças dos 3º estágios dos dois turnos de funcionamento da escola. Com o objetivo de criar um ambiente cooperativo envolvendo todos os grupos, as ações da equipe de monitores mirins preveem o auxílio  às crianças de 1º e 2º estágios  nas aulas iniciais de Informática Educativa, bem como a responsabilidade de representar a escola nos eventos internos e externos. (comissão de recepção e acompanhamento)
V - DETALHAMENTO DAS FASES
OFICINA 1 - Formação de equipes de Trabalho da Rádio Tem Gato Na Tuba
-          1 operador de som – responsável pela colocação de cds com as vinhetas de cada bloco
-          2 Repórteres da Rádio Tem Gato Na Tuba – gravam entrevistas com os ouvintes da rádio após a apresentação
-          Locutores – responsáveis pela divulgação das notícias do mês
      -       Entrevistadores – realizaram a entrevista, ao vivo, durante a programação de alguma personalidade escolhida pelo grupo/classe.
-          2 Fotógrafos – registram todos os momentos durante a transmissão do programa. O material produzido será utilizado na confecção de um mural
-          Repórteres Mirins – responsáveis pela recepção dos convidados.
-          Músicos – responsáveis pela execução da música tema da rádio;
-          Cantor(es) – responsáveis por cantar, no microfone, a  música tema;
-          Maestro/Maestrina

OFICINA 2 – Criação da programação fixa da rádio “Tem Gato na Tuba” 

Reunião de Pauta ( 1 semana ou mais)         

a)    definição das responsabilidades e funções – o professor receberá do POIE uma Planilha com todas as funções existentes na rádio. Através de votação e consenso com as crianças, deverá registrar o nome dos responsáveis por cada atividade( fotógrafo, repórteres, etc..). O número de crianças para cada função poderá variar de grupo para grupo. Após o preenchimento, a planilha deverá ser entregue a POIE Deise para os próximos passos;
b)     realização da pesquisa sobre as 5 músicas mais pedidas – o professor deverá fazer a pesquisa com seu grupo de crianças e, após a definição, passar o nomes das músicas ou dos cantores preferidos para a POIE DEISE que ficará responsável pela devolução de planilhas para a pesquisa de campo.
c)    Escolha do entrevistado – o Professor, através de votação, escolherá uma “personalidade” que as crianças queiram entrevistar. Deverá levantar com o grupo quais as perguntas que serão feitas e passa-las para a POIE.
d)    Elaboração das notícias – ficará sob responsabilidade da POIE a elaboração do texto dos locutores escolhidos e a transposição para imagens para posterior leitura.
e)    Ensaios – são responsáveis pelos ensaios a POIE e os professores parceiros de cada grupo/classe.

VI – Envolvimento da Família

As famílias serão convidadas a assistir a apresentação de seus filhos.

VII – Resultado

Transmissão Mensal da Rádio Tem Gato Na Tuba



Nenhum comentário: