Total de visualizações de página

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Metodologia


Para operacionalizar nossa Proposta Pedagógica, adotamos a pedagogia de projetos que nos possibilita a organização necessária para a construção dos conhecimentos, bem como a definição de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores e envolvendo todas as equipes escolares.
Consideramos o(s) projeto(s) um recurso, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida aos conteúdos tornando a escola mais atraente, valorizando o que os alunos já sabem e respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.
O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.
É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridas em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades.
A EMEI Guia Lopes optou, após a experiência e avaliação de projetos didáticos individuais por grupo/classe, pelo trabalho didático através de projetos coletivos e permanentes que foram desenvolvidos para cada espaço escolar. As vivências previstas por estes espaços geram inúmeros temas de interesse das crianças e é sobre eles que o professor investe tempo para a pesquisa e elaboração de sequências didáticas garantindo um trabalho pedagógico mais objetivo com seu grupo.
As sequências didáticas são elaboradas e subsidiam a elaboração do planejamento semanal do professor, observados os objetivos atitudinais constantes em nosso quadro de referência e objetivos gerais e específicos de cada espaço.
A avaliação é um processo contínuo e para fundamentá-lo foram adotados alguns instrumentos que permitem a observação e registro constantes da evolução da criança durante o ano letivo e a sua permanência em nossa escola em todos os estágios de seu desenvolvimento.
Para incrementar as formas de comunicação entre a escola e a comunidade, criou-se um canal virtual que divulga todas as ações previstas no Projeto Pedagógico da Unidade. 

Nenhum comentário: